PAULO BRANCO E ANA MARY BAIZÁN
PAULO BRANCO E ANA MARY BAIZÁNPastor
Paulo Neto Martins Branco, nascido num lar cristão evangélico, de membros da Assembleia de Deus e criado na Escola Dominical, na cidade de Aveiro onde se converteu bem jovem. Casado com Ana Mary Baizan e pai de Rebeca, Ester e Paulo David. Doutorando e Mestre em Ciência das Religiões e licenciatura em Ciência das Religiões (U.L.H.T.). Licenciatura em Teologia aplicada pelo S.T.M. (Seminário Teológico Ministerial). Frequência de um ano do curso de Sociologia. Estudou no Instituto Bíblico de Portugal, Bacharel em Teologia (1976-1979).
Publicou centenas de artigos em: Caminho, Bara, Novas de Alegria, BSteen, Avivamento, Fiel (Espanha), Nueva Vida, Adelante, World Pentecost, Albor, Maranata, EETAD em revista, Publiáfrica. Foi professor em várias escolas bíblicas e seminários teológicos: Escuela Biblica de Lérida; Seminário Evangélico Español – Faculdade de Teologia da las Asambleas de Dios; Escuela Biblica del Sur; CEBESEA (Centro de Estudos Bíblicos por extensão do Seminário Evangélico em Andalucia, Espanha); INSTE (Instituto Teológico por Extención, Madrid); Escuela de Misiones Omega Vega, Nova Iorque, Estados Unidos; IBAD, assim como em escolas bíblicas realizadas por igrejas locais das Assembleias de Deus em Portugal e na Europa. Iniciou o seu múnus espiritual em Junho de 1979 depois de ter concluído o curso de teologia no IBP, em Maio desse ano, e participado na Convenção realizada em Lourel-Sintra. Serviu em Espanha, depois na Cova da Piedade, de novo em Espanha de Junho de 1981 até Setembro de 1994. Um dos fundadores da Associação Shalom (Cádis, Espanha), Centro de Recuperação de Toxicodependentes (Chiclana, Cádis, Espanha) e da ACEDA – I.P.S.S. (Almada, Portugal). Foi pastor na cidade de Cádiz e junta com a equipa ministerial fundaram igrejas em S. Fernando, Chiclana e Conil de La Frontera.
Escreveu os seguintes livros: Panorama Pentecostal das Assembleias de Deus em Portugal (1981) co-autoria; Pentecostes Un Desafio Al Mundo (1984), Introduccion a las Misiones (CLIE); Historia delMovimiento Pentecostal en Espana; 25 aniversário de Las Asambleas de DiosenEspaña; Movidos Pelo Espírito (CAPU, 2013). Participou ainda nas seguintes obras com outros autores: Dicionário Temático da Lusofonia (Texto Editores), Dicionário do Protestantismo na Lusofonia, digital (U.L.H.T.); Misión Para el TercerMilenio, constuyendopuentes de doble via (CLIE); European Pentecostalism (Brill); Pontificados de João Paulo II e Bento XVI (Edições U.L.H.T.); Os Evangelhos Comentados; Revista Lusófona de Ciência das Religiões – O Protestantismo na Lusofonia; Res-Pública – O protestantismo na Lusofonia e a sua influência Politica (Revista de ciência Política U.L.H.T.); Introdução ao pensamento contemporâneo (Edições U.L.H.T.). Pinto, P. M; Almeida, António J. D.; Branco, Paulo M; Calazans, José C. eds. 2009. Religião & Ofensa: as religiões e a liberdade de expressão ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-8881-72-6. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Pinto, P. M; Teixeira, Alfredo; Dias, Maria J. M; Branco, Paulo M; Domingues, Bento; Almeida, António J. D.. 2007. Da «Morte de Deus» ao «Regresso do Religioso». In Introdução ao Pensamento Contemporâneo, ed. Fernando dos Santos Neves, 467 – 498. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
Atualmente é Pastor Presidente da Assembleia de Deus em Almada; é docente do MEIBAD e na FATAD – Faculdade de Teologia das Assembleias de Deus em Angola; Membro honorífico da Assembleia de Deus em Espanha; Assessor, investigador (FCT) na Universidade Lusófona no Curso de Ciência das Religiões assim como membro do Conselho de Direção da Revista do mesmo curso; Membro do CER – Centro de Estudios de la Reforma, Madrid; Foi presidente do IBAD 4 anos (2003-2007). Foi diretor Geral do MEIBAD por 8 anos (2007-2015) e Conselheiro da EETAD, Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus (Brasil(2004-2016), foi conselheiro denominacional na Aliança Evangélica Portuguesa (2000-2015). Foi Conselheiro do comité de Alerta de Direitos Humanos da C.M. Loures. Pertenceu a várias direções da CADP, assim como a mesa da A.G. da Convenção. Também foi presidente da região da Grande Lisboa e do C. pastoral da mesma região. Foi professor na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2005-2014).